Tutorial
de Vídeo
Tutorial de vídeo
Registrar um experimento em vídeo não é tarefa difícil. Para auxiliar nessa etapa inicial de contato com a ferramenta, selecionamos algumas dicas técnicas de preparação, gravação, edição de uma experiência filmada. O objetivo é oferecer algumas referências científicas, pedagógicas e audiovisuais para que a produção final se configure em uma ferramenta multiplicadora de conhecimento pela internet.
Dicas de preparação do experimento científico
Duração
É importante definir logo de início o tempo de duração do vídeo. Produções muito longas cansam e dispersam, dificultando a fixação dos conteúdos. Por isso, os vídeos de experimentos postados no portal devem ter no máximo 2 minutos.
www.casadecurioso.com.br
1
Tutorial
de Vídeo
Ensaio
Treine várias vezes o experimento antes de gravá-lo, assim você diminui os erros e os participantes vão adquirindo confiança a cada repetição.
Materiais
É prudente ter material sobressalente, caso ocorra algum imprevisto. Recomenda-se ter pelo menos o triplo do material necessário para um experimento.
www.casadecurioso.com.br
2
Tutorial
de Vídeo
Resultado pré-pronto
No caso de experimentos em que o resultado demora mais de 30 minutos para ficar pronto, sugerimos que seja feito com antecedência para evitar esperas. Essa precaução também é útil se acontecer algum incidente durante a execução do experimento.
O roteiro – é a forma como a história será contada. Como a história aqui é relatar um experimento, o roteiro básico é formado por 4 momentos-chave:
www.casadecurioso.com.br
3
Tutorial
de Vídeo
Pergunta ou problema
Pode ser usada para aguçar a curiosidade de quem assiste ao vídeo. Esse momento é fundamental, pois será o desencadeador de todo o processo restante.
Materiais
Enfatize todos os materiais que serão utilizados e como você os filmará, se juntos ou separados. Por exemplo, se gravará uma imagem do pote, uma do ovo e outra do vinagre ou se registrará os três juntos numa única cena.
www.casadecurioso.com.br
4
Tutorial
de Vídeo
Como fazer?
Tratam-se das etapas do experimento. Esse momento é importante para se saber, principalmente, a que dar mais ênfase na hora de filmar. Por exemplo, o manuseio de um material (uma imagem aproximada) ou mostrar os alunos fazendo o experimento (uma imagem mais aberta).
O que aconteceu?
Esse é o momento de apresentar a explicação científica. Vale lembrar que, geralmente, a explicação é também o final da história. Sendo assim, é importante que tenha um encerramento bem claro e definido.
www.casadecurioso.com.br
5
Tutorial
de Vídeo
Dicas de gravação
Cuidados com o local
Ao selecionar o local onde será realizada a gravação, recomenda-se prestar atenção se é bem iluminado, se não tem muito ruído externo e se é protegido contra o vento. Um bom modo de verificar essas questões é gravar qualquer coisa no local antes e assistir, para verificar.
www.casadecurioso.com.br
6
Tutorial
de Vídeo
Suporte
O principal material de apoio em um experimento é o local onde serão realizados o manuseio e a disposição dos materiais. Uma mesa ou bancada cumprem bem essa função.
Câmera fixa
Uma boa maneira de evitar as imagens tremidas é trabalhar com a câmera fixa num tripé. Se não tiver um, pode apoiar a câmera em cima de uma mesa e ajustar a altura com uma pilha de livros. Procure evitar distâncias maiores que 1,5 metro.
www.casadecurioso.com.br
7
Tutorial
de Vídeo
Câmera móvel
Gravar com a câmera na mão requer alguns cuidados para evitar as imagens tremidas, desalinhadas ou fora de foco. É recomendável segurar a câmera com as duas mãos e formar uma boa base de apoio. Outra dica é apoiar o corpo numa parede ou móvel.
Enquadramento
Nos ensaios será possível determinar os melhores planos (médio, fechado, close e detalhe) para cada momento do experimento. Procure manter a informação (imagem) mais importante no centro da tela.
www.casadecurioso.com.br
8
Tutorial
de Vídeo
Detalhes
Se precisar de imagens detalhadas de um material ou de um momento de manuseio, você pode utilizar o zoom da câmera ou, se preferir, deixar que as crianças aproximem o material da filmadora. É necessário atenção para não perder o foco.
www.casadecurioso.com.br
9
Tutorial
de Vídeo
Iluminação
Prefira ambientes que ofereçam luz frontal ou lateral. Atenção: evite filmar com janelas, portas ou outras fontes de luz ao fundo e tome cuidado com sombras, principalmente no rosto.
Som
Sugerimos que utilize um microfone avulso, conectado à câmera. Pode-se utilizar microfone de lapela ou de mão. É recomendável ensaiar com o microfone para determinar a melhor distância da boca.
www.casadecurioso.com.br
10
Tutorial
de Vídeo
Gravando
Embora pareça mais fácil gravar todo o experimento de uma vez, como se fosse ao vivo, na prática é mais fácil gravar cenas separadas e depois juntá-las na edição.
Dicas de edição
Edição é o processo de escolher e juntar as melhores “partes” das imagens gravadas e encadeá-las. Juntas, essas partes dão sentido à narrativa. Para dar apoio ao processo narrativo, existem ainda outros recursos como efeitos de transição, efeitos de imagem, legendas, texto de títulos, inserção de imagens, efeitos sonoros e música, entre outros.
www.casadecurioso.com.br
11
Tutorial
de Vídeo
Passar para o computador
Antes de começar a editar é preciso transferir as imagens que estão na câmera para o computador. Nas filmadoras digitais esse processo é quase automático depois que se conecta o cabo da câmera ao micro.
Programas de edição
Para poder juntar essas partes e utilizar os outros recursos é necessário um programa de edição de vídeo. Há diversas opções gratuitas como VirtualDub, VideoSpin, AviSplit Classic, Windows Movie Maker etc. Procure-o na internet em seu buscador preferido.
www.casadecurioso.com.br
12
Tutorial
de Vídeo
Efeitos de transição
Os efeitos de transição ajudam a fixar a ideia nos diferentes momentos do vídeo, além de ter a função técnica de tornar a narrativa mais fluida e dinâmica. Os mais utilizados são o corte seco e a fusão.
1
2 3
4
www.casadecurioso.com.br
13
Tutorial
de Vídeo
Efeitos de imagem
É possível também aplicar efeitos: deixar a imagem em preto e branco, fazê-la parecer um desenho ou congelá-la. Esse recurso pode ser útil para chamar a atenção para um momento específico da história que você queira enfatizar.
Inserção de imagens e desenhos
Um recurso muito útil para fixar determinados conceitos científicos ou detalhar explicações, além de dar leveza à narrativa. Podem ser aplicados para ocupar a tela inteira ou apenas uma parte dela, enquanto a ação se desenrola.
www.casadecurioso.com.br
14
Tutorial
de Vídeo
Texto na abertura
Para a abertura, você poderá usar textos animados com recursos do software de edição, em várias opções de movimento e tipos de letra. Há também possibilidades mais simples como confeccionar cartelas e cartazes à mão.
Texto legenda
Há a possibilidade de usá-la em alguns momentos específicos, reforçando uma palavra, uma frase ou complementando o que foi falado, como, por exemplo, no momento da explicação do experimento.
www.casadecurioso.com.br
15
Tutorial
de Vídeo
Efeitos com texto
É uma forma de destacar um momento ou informação. Ajuda na fixação e no dinamismo do processo narrativo. Podem ser usados em balões como nos quadrinhos, em faixas nas extremidades da tela ou palavras soltas na imagem.
Importância da trilha
Usar música de fundo ajuda a criar o clima para história, influenciando ou realçando o que está sendo dito e mostrado. É importante tomar cuidado com as leis de direitos autorais. Busque músicas em sites que oferecem conteúdos livres*.
www.casadecurioso.com.br
16
Tutorial
de Vídeo
Como o assunto aqui é som, fica difícil exemplificar. Sugerimos que assistam ao exemplo na versão animada do mesmo tutorial, no portal (www.casadecurioso.com.br).
Finalizando
Depois de tudo terminado e testado, grave o seu arquivo no computador e exporte-o como filme. É interessante manter uma cópia do arquivo (projeto) aberto, para o caso de precisar fazer alterações ou revisões.
* Por conta da lei de direitos autorais, não poderemos aceitar vídeos com músicas que não estejam liberadas.
www.casadecurioso.com.br
17
Tutorial
de Vídeo
Dicas para editar no computador
Edição é o processo de escolher e juntar as melhores “partes” das imagens gravadas e encadeá-las. Juntas, essas partes dão sentido narrativo à história que está sendo contada. Para dar apoio ao processo narrativo, existem ainda outros recursos como efeitos de transição, efeitos de imagem, legendas, texto de títulos, inserção de imagens, efeitos sonoros e música, entre outros.
Importar vídeos
Após abrir o Windows Movie Maker, clique no menu “Importar vídeos”.
Clique na pasta da câmera. Selecione os trechos que deseja e clique em “Importar”.
www.casadecurioso.com.br
18
Tutorial
de Vídeo
Inserir de imagens e desenho
Coloque as partes do vídeo na linha de edição, clique em “Importar imagens”, selecione as imagens que aplicará e clique em “Importar”. A imagem aparecerá na área de coleções, clique e arraste-a até a linha de edição e posicione-a no ponto em que deseja aplicar no vídeo.
Aplicar efeitos na imagem
Selecione os blocos de imagens que estão na linha de edição e clique em “Exibir efeito de vídeos”. Selecione o efeito que deseja e arraste-o para cima da imagem.
www.casadecurioso.com.br
19
Tutorial
de Vídeo
Aplicar efeitos de transição
Coloque os trechos do vídeo na linha de edição, na parte de baixo do programa. Para fazer o corte seco, basta colocar as duas partes, uma ao lado da outra, sem aplicar nenhum efeito. Para aplicar um efeito de fusão, vá com o mouse até
“Exibir transições de vídeo” e selecione “Fade” e arraste-o até a parte onde os dois vídeos se juntam.
Inserir texto
Selecione os trechos de vídeo nos quais serão aplicados textos, clique em “Criar títulos e créditos”. Depois em “Adicionar título ao clipe selecionado”. Escreva o texto nas caixas. O que for escrito aparecerá na tela de visualização à direita.
www.casadecurioso.com.br
20
Tutorial
de Vídeo
Aplicar efeito em texto
Para escolher o efeito no texto, clique em “Alterar animação do título”. Escolha uma das opções da lista.
Configurar tamanho, cor e tipo de texto
Para mudar a cor, tamanho e tipo de letra, clique em “Alterar fonte e cor de texto”. Há vários botões nesse menu, que oferecem opções de tamanho, cor, tipo de letra etc.
www.casadecurioso.com.br
21
Tutorial
de Vídeo
Inserindo áudio
Para aplicar som, clique em “Importar áudio ou música”, e depois, selecione o arquivo de música que está em seu computador e clique em “Importar”. O arquivo aparecerá, na área “Mostrar coleções”. Clique e arraste-o até a barra de edição abaixo.
Finalizando o filme
Na aba “Concluir filme”. Clique em “Salvar no computador”. Nomeie seu arquivo e escolha o local em que irá gravá-lo. Depois clique em “Avançar” e por último em “Concluir”. Pronto, agora é só publicar o arquivo no portal Casa de Curioso.
Importante
Essas são algumas dicas que disponibilizamos para auxiliar no contato inicial. O exercício de fazer e explorar as funcionalidades dos equipamentos e assistir a vídeos e ler sobre o tema são as melhores formas.
www.casadecurioso.com.br
22