Tutoria

l

de

Fotono

Tutorial de fotonovela

Registrar um experimento em fotonovela é um pouco diferente de fazer um relato fotográfico do trabalho. Elaboramos, aqui, algumas dicas técnicas para preparar, fotografar e montar a sua história. O objetivo é oferecer algumas referências para que a produção final se configure em uma ferramenta multiplicadora de conhecimento.

Dicas de preparação do experimento para fotonovela

Antes de começar a fotografar o experimento, há algumas medidas que podem facilitar e melhorar a qualidade da produção.

Ensaio

Ensaie várias vezes o experimento antes de começar a fotografá-lo, assim você pode ter uma ideia melhor do que e como fotografar, testar a luz, marcar as posições para as fotos, checar contraste etc.

Duração

É importante definir, logo de início, o tempo de duração da fotonovela. Apresentações muito longas cansam e dispersam, dificultando a fixação dos conteúdos. Para que o conteúdo seja postado no Portal, deverá ter entre 12 e 16 páginas.

www.casadecurioso.com.br

1

Tutoria

l

de

Fotono

Materiais

É prudente ter material sobressalente, caso aconteça qualquer imprevisto. Recomenda-se ter, pelo menos, o triplo do material necessário para um experimento.

Resultado pré-pronto

No caso de experimentos em que o resultado demora para ficar pronto, sugerimos que seja feito com antecedência, para evitar esperas. Essa precaução também é útil caso aconteça algum incidente durante a execução do experimento, no manuseio ou com os materiais.

Contando a história

O principal diferencial de uma apresentação de experimento científico por fotonovela é que o experimento está inserido dentro de uma história. Exemplo: uma pessoa na cozinha, cozinhando ovo, crianças fazendo um trabalho escolar, realizando um experimento, brincando etc.

www.casadecurioso.com.br

2

Tutoria

l

de

Fotono

Informação principal

A experiência é o ponto central a ser destacado na história. A fotonovela pode facilitar a transmissão e fixação da informação principal, que é o experimento.

O roteiro é a forma como a história será contada. Como a história aqui servirá para relatar um experimento, o roteiro será formado por quatro momentos-chave:

Pergunta ou problema

Pode ser usada como uma ferramenta para aguçar a curiosidade e prender a atenção de quem vai assistir.

www.casadecurioso.com.br

3

Tutoria

l

de

Fotono

Materiais

Antes de mostrar a experiência é recomendável deixar bem claro todos os materiais que serão utilizados e como você irá fotografá-los, se juntos ou separados.

Como fazer?

Cada uma das etapas do processo de confecção do experimento. Esse momento é importante para saber, principalmente, a que dar mais ênfase na hora de fotografar. Por exemplo, o manuseio de um material (uma foto aproximada) ou mostrar os alunos fazendo (uma foto mais aberta).

O que aconteceu?

Esse é o momento de apresentar a explicação científica do que aconteceu. Vale lembrar que, geralmente, a explicação é também o final da história. Sendo assim, é importante que tenha um encerramento bem definido.

www.casadecurioso.com.br

4

Tutoria

l

de

Fotono

Dicas para Fotografar experimento para fotonovela

Ambiente

Ambiente sua história num cenário, pode ser a sala de aula, um cômodo da casa ou até mesmo um jardim. Claro que esse ambiente deve estar relacionado com a história. Independentemente do cenário escolhido, tome cuidado com a iluminação.

Contraste

É importante verificar as cores dos materiais que serão dispostos e a cor da mesa ou bancada. Se os materiais forem muito claros, utilize uma base escura e vice-versa. Assim, a visualização de cada item ficará mais clara.

www.casadecurioso.com.br

5

Tutoria

l

de

Fotono

Segurando a câmera

Ao fotografar, tome alguns cuidados para evitar as imagens tremidas, desalinhadas ou fora de foco. É recomendável segurar a câmera com as duas mãos e formar uma boa base de apoio, afastando as pernas e firmando bem os pés no chão. Outra dica é apoiar o corpo numa parede ou em um móvel. E, ainda: você pode usar um tripé.

Enquadramento

Evite deixar espaços vazios na parte superior ou lateral. Atenção para não cortar as partes do corpo das pessoas que estão na cena. Nos ensaios realizados previamente, será possível determinar as melhores posições. Uma boa dica é manter sempre a informação (imagem) mais importante no centro da foto.

  www.casadecurioso.com.br Errado
Certo  
   
  6  

Tutoria

l

de

Fotono

Detalhes

É sempre bom ter fotos detalhadas de materiais utilizados e das crianças.

Iluminação

Prefira ambientes que ofereçam luz frontal ou lateral. Atenção: evite fotografar com janelas, portas ou qualquer outra fonte de luz ao fundo e tome cuidado com sombras, principalmente no rosto.

Dicas para estruturar uma fotonovela de experimento

Textos

Os textos numa fotonovela devem ser curtos e diretos, servindo para complementar a cena e transmitir a informação não visual. Também é útil para reforçar ou conotar a informação visual. Os textos são aplicados de várias formas; as mais usadas são: os balões e as legendas.

www.casadecurioso.com.br

7

Tutoria

l

de

Fotono

Balões

Geralmente são utilizados para demonstrar as expressões verbais ou os pensamentos dos personagens que estão na cena. Recomenda-se aplicar balões com textos curtos e que tenham uma ligação com outros textos da cena. Se houver um texto grande, a dica é dividir em alguns balões ou criar outra cena para continuidade do texto.

Legendas

São utilizadas geralmente para representar uma voz que não está na cena, um narrador da história ou de cena específica. Para facilitar a leitura são aplicados geralmente no topo, antes da cena, e na base quando fecham a cena.

www.casadecurioso.com.br

8

Tutoria

l

de

Fotono

Aplicação de fotos

É recomendável que se utilizem poucas fotos numa mesma página, para não deixá-la sobrecarregada de informações.

Composição

As fotos, legendas e balões e o fundo são os elementos que compõem a página. Facilita muito a leitura quando são valorizados os espaços vazios no fundo, ou seja, deixar espaços sem nada ajuda a destacar o conteúdo da cena. No exemplo, temos cerca de um terço do espaço vazio.

Movimento

Ao aplicar movimento nos balões e nas páginas, é recomendada muita cautela para que os efeitos não distorçam a percepção da cena ou dificultem a leitura. Uma boa referência é medir o tempo de leitura dos alunos e utilizá-lo como parâmetro ao aplicar os movimentos.

www.casadecurioso.com.br

9

Tutoria

l

de

Fotono

Dicas para montar uma fotonovela de experimento

Uma fotonovela animada poder ser construída com diversos programas de computador, como editores de vídeo e apresentação de slides. No exemplo a seguir, demonstraremos funções básicas para animar e aplicar os textos utilizando o Microsoft PowerPoint.

Transferir para o computador - Conecte a câmera ao computador e aguarde até que reconheça o equipamento conectado.

Aplicando as fotos

Abra o programa, leve o ponteiro até a aba Inserire depois no ícone Imagem.

www.casadecurioso.com.br

10

Tutoria

l

de

Fotono

No menu suspenso, selecione a pasta da câmera fotográfica.

Selecione a primeira imagem da sequência de fotos que utilizará e clique em Inserir.

Na sequência, clique em Novo slidee note que aparecerá outro slide logo abaixo do primeiro. Clique nele.

Agora insira a segunda imagem da sequência, da mesma forma que a anterior.

www.casadecurioso.com.br

11

Tutoria

l

de

Fotono

Repita o processo até que tenha aplicado todas as fotos da história.

Modificando o fundo

Utilizando o botão direito do mouse, clique em uma área livre, na parte branca do slide. Depois que abrir o menu suspenso, clique em Formatar Plano de Fundo.

www.casadecurioso.com.br

12

Tutoria

l

de

Fotono

Na sequência, clique no botão Core depois selecione o quadrado com a cor correspondente, e em seguida Fechar.

Aplicando texto em balões

Para aplicar texto em balões, Formas, desça até a seção balão que deseja.

acesse a aba Inserir, clique no botão Textos Explicativose escolha a opção de

www.casadecurioso.com.br

13

Tutoria

l

de

Fotono

Ainda na aba Inserir, clique no caixa de textos e depois no balão.

Ao clicar, o balão deverá ser cercado por um retângulo quadriculado e o cursor ficará piscando dentro do balão. Escreva o texto que deseja aplicar.

www.casadecurioso.com.br

14

Tutoria

l

de

Fotono

Para aplicar uma caixa de legenda repita a mesma operação do balão e no menu suspenso Formas, escolha a opção Retângulose selecione um deles. Depois siga os mesmos passos realizados para fazer o balão.

Alterações nas letras

Para alterar saber como alterar tipo, tamanho e cor de letra, veja o tutorial Como inserir texto no PowerPoint, no Tutorial de ilustração animada.

Criando botão para mudar de página

Para saber como criar um botão para mudar a página, veja o tutorial Como criar um botão de ação sequencial, no Tutorial de ilustração animada.

15

Tutoria

l

de

Fotono

Movimentar os balões

Para saber como aplicar movimentos veja o tutorial Como usar movimento numa ilustração animada.

www.casadecurioso.com.br

16

Convert PDF to HTML using PDF2HTML Online