Tutorial

de

Animação

Tutorial de animação

Uma animação nada mais é do que uma sequência de imagens estáticas que, quando mostradas rapidamente, dão a ilusão de movimento. Selecionamos um conjunto de dicas para você, professor(a), animar os desenhos de seus alunos para a apresentação de experimentos científicos.

Desenhar para experimento

Nesse caso, a imagem será um desenho, ou melhor, os desenhos de seus alunos para a apresentação de experimentos, construídos com referências científicas. Temos de partir do princípio de que desenhar é uma linguagem como falar ou pintar. Assim, todo mundo está apto a se comunicar por desenhos. Observe exemplos simples:

Traços simples são capazes de cumprir a ação essencial: comunicar algo a alguém ou a um grupo.

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Desenho-chave

Depois de definida a melhor forma de comunicar a informação estaticamente, no papel, é hora de começar a pensar em movimentos. Um trecho animado é formado por uma sequência de “desenhos-chave”. Exemplos:

Desenho-chave 1 Desenho-chave 2 Sequência animada

Livro animado

Um bom jeito de entender como funciona é ver como é feito um livro animado.

(Veja exemplo no tutorial online, no portal: www.casadecurioso.com.br)

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Os quatro momentos do experimento

Já sabemos que animação é uma história que se conta por meio de desenhos em movimento. Assim, antes de partir para o desenho, estruture a história. No nosso caso, a história sempre servirá para apresentar um experimento. Assim como uma história é dividida em começo, meio e fim, o relato de um experimento tem uma estrutura básica:

Pergunta ou problema – deve constar na abertura.

Materiais – descrição do que será usado.

Como fazer? – as etapas do experimento.

O que aconteceu? – explicação científica do ocorrido.

Veja o exemplo:

    Passo a passo  
Pergunta ou problema Apresentação Passo a passo Explicação
(abertura) dos materiais    
     

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Relatando o experimento

Já definidas as etapas, agora vocês precisam estruturar a história que vão contar. Ao fazer isso, vocês criarão um roteiro. Depois do roteiro feito, basta transformar os momentos-chave ou passos da animação em desenhos.

Entra o osso Entra a garrafa Mostra o fogão Acende o fogo

Transformar em animação

Passadas essas etapas, agora vamos começar a fazer a animação propriamente. Há várias formas de se fazer uma animação. Nesse tutorial optamos por uma delas:

1.fazer os desenhos e os textos no papel

2.fotografar os desenhos com câmera digital

3.transferir os desenhos para o computador

4.animar no programa Windows Movie Maker

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Desenhando movimentos

Desenhe no papel a sequência de animação. É importante que você se lembre de fazer desenhos com pequenas mudanças de um quadro para o outro, para que o movimento seja simulado. Analise os desenhos-chave a seguir:

Desenho-chave 1 Desenho-chave 2 Sequência animada

Inserindo textos

Para inserir textos, lembre-se de deixá-los em vários quadros para que ele fique tempo suficiente na tela e possa ser lido, quando for animado. É recomendável não colocar textos muito longos em um mesmo quadro. O texto não deve ocupar mais de um terço da área total do quadro.

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Passando para o computador

Depois de toda a sequência feita, coloque cada folha desenhada sobre uma mesa e fotografe-as com uma câmera digital. Não se esqueça de anotar o número da primeira e da última fotografia. Conecte a câmera ao computador.

Abrir o programa

Clique no ícone e abra o Windows Movie Maker.

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Importando Imagens

Após abrir o Windows Movie Maker, clique no menu em “Importar imagens”.

Clique na pasta da câmera fotográfica.

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Selecione as fotos que você tirou dos desenhos.

Conhecer o Movie Maker

As imagens importadas aparecerão no centro.

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Do lado direito fica a área de pré-visualização.

Linha de edição

Selecione todas as imagens e arraste-as para a parte de baixo, na área de edição de faixas.

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Configurar movimento

Selecione todas as imagens que estão na linha de edição. Leve o mouse até a barra de menu na parte superior e clique em “Ferramentas” e depois em “Opções”.

Na parte superior do menu de opções, clique na aba “Avançado”.

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O primeiro menu que aparece é o “Duração-padrão”. Esse item possui duas caixas de valores que controlam o tempo que uma imagem fica na tela e o tempo de transição. Para dar um efeito-padrão de animação, preencha os valores da seguinte forma: duração da imagem = 0,25 e duração da transição = 0,25. Clique em “OK”. Se desejar aumentar ou diminuir a velocidade, basta alterar esses valores.

Finalizar o Filme

Vá até o menu da esquerda e abra a aba “Concluir Filmes”.

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Clique em “Salvar no computador”.

Concluir

No primeiro campo do menu suspenso, coloque o nome que deseja dar à sua animação. No segundo, escolha o local em que você vai gravá-la, em seu computador. Depois clique em “Avançar”.

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Em seguida, clique novamente em “Avançar” no próximo menu e depois em “Concluir”.

Pronto, agora é só publicar o arquivo no portal Casa de Curioso.

IMPORTANTE:

Você pode fazer o desenho direto no computador, utilizando vários programas como o Photopaint, GIMP, Illustrator, CorelDRAW etc.

Para transpor as imagens desenhadas no papel para o computador, além da câmera fotográfica, pode-se utilizar um scanner comum.

Além do Windows Movie Maker, pode-se utilizar outros programas como BrOffice Impress e Pensil.

Quanto à utilização dos programas tanto para desenhar quanto para animar, o importante é manusear o programa e suas funções. À medida que for usando, tudo fica mais fácil e você pode começar a aprender novos recursos e funções.

Existem muitos tutoriais na internet, tanto em vídeo quanto escritos que tratam desses programas e do assunto animação. Se puder, tente acessá-los. Isso só vai oferecer mais recursos e ferramentas.

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