Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOTĂŤCIAS

20/09/2011

Descoberta super-estrela 3 milhões de vezes mais brilhante que o Sol

Descoberta super-estrela 3 milhões de vezes mais brilhante que o Sol Estrela é três milhões de vezes mais brilhante que o Sol. (Foto: UOL)
Uma nova estrela descoberta põe Ă  prova o conhecimento dos astrĂ´nomos sobre a formação estelar. Extraordinariamente brilhante - trĂŞs milhões de vezes mais brilhante que o Sol – a super-estrela foi encontrada numa galáxia prĂłxima, porĂ©m isolada. Todas as “super-estrelas” anteriormente descobertas foram encontradas em aglomerados estelares. 

A origem desta estrela, que brilha com esplendor solitário, é misteriosa para os astrônomos. Não se sabe se ela se formou isolada ou foi ejetada de um aglomerado. Ao analisar a radiação da estrela, descobriu-se que ela possui 150 vezes mais massa do que o Sol. Até agora estrelas como esta só tinham sido encontradas nos centros muito densos de aglomerados estelares, mas a super-estrela, denominada VFTS 682, encontra-se isolada.

Além de ser extremamente brilhante, a VFTS 682 é também muito quente, com uma temperatura em sua superfície de cerca de 50.000 graus Celsius. Estrelas com tão estranhas propriedades podem acabar as suas curtas vidas não apenas como supernovas, como é normal para estrelas de grande massa, mas possivelmente como as mais dramáticas explosões de raios gama de longa duração, as explosões mais brilhantes no Universo.

(Portal Uol)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por AgĂŞncia i4 Termos de Serviço  |  PolĂ­ticas de ConteĂşdo  |  Mapa do site
© 2010 • RMS Comunicações Ltda. • Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo deste website sem prévia autorização.