Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOTĂŤCIAS

13/09/2011

CĂ©rebro responde mais rapidamente a imagens de animais

CĂ©rebro responde mais rapidamente a imagens de animais CĂ©rebro responde rapidamente a imagens de animais. (Foto: Getty Images)
A reação de felicidade ao ver a foto de filhotes de cachorro ou gato ou de se assustar instantaneamente com a simples imagem de uma cobra ou uma aranha estimula importantes áreas do cérebro. Em ambos os casos, a reação é causada por duas estruturas cerebrais chamadas amígdalas (não confundir com aquela da garganta), que processam reações emocionais. O interessante é que essas estruturas respondem preferencialmente a imagens de animais do que de pessoas, paisagens ou objetos.

Segundo o estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e da Universidade da Califórnia-Los Angeles (UCLA, ambas na sigla em inglês) pacientes epiléticos, que já tinham a atividade cerebral monitorada, passaram por um experimento: eles viam imagens de pessoas, animais, paisagens ou objetos, enquanto as reações dos neurônios eram monitoradas nas duas amígdalas do cérebro.

Os neurônios na amígdala humana respondem preferencialmente a imagens de animais, o que significa que a atividade cerebral aumenta quando os pacientes olhavam a gatos ou cobras ao invés de construções ou pessoas.
A pesquisa pode levar a conhecermos melhor as fobias de animais.

(Portal Terra)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por AgĂŞncia i4 Termos de Serviço  |  PolĂ­ticas de ConteĂşdo  |  Mapa do site
© 2010 • RMS Comunicações Ltda. • Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo deste website sem prévia autorização.