Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOT√ćCIAS

17/05/2011

Concurso nacional para professores terá início em agosto de 2012

Concurso nacional para professores terá início em agosto de 2012 Exame será em agosto de 2012. (Foto ilustrativa/Getty Images)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a data da primeira edi√ß√£o da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente. O exame ser√° em agosto de 2012 e tem como objetivo auxiliar estados e munic√≠pios a selecionarem professores para trabalhar nas redes p√ļblicas.

A proposta foi anunciada no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC). O modelo que está sendo desenvolvido assemelha-se ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O professor interessado participa da prova e, de posse da nota, poderá ser selecionado para trabalhar nas redes de ensino dos estados e municípios que aderirem à proposta. A previsão é que os resultados sejam divulgados em janeiro de 2013.

Um comit√™ de governan√ßa est√° concluindo a matriz de refer√™ncia que ir√° indicar quais conte√ļdos e habilidades ser√£o cobrados do candidato. Al√©m de representantes do Inep, o grupo √© formado por integrantes do Minist√©rio da Educa√ß√£o, do Conselho Nacional de Secret√°rios de Educa√ß√£o (Consed), da Uni√£o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa√ß√£o (Undime), entre outras entidades. 

De acordo com a matriz proposta pelo Inep, a prova vai avaliar o profissional a partir de tr√™s dimens√Ķes: profiss√£o docente e cidadania, trabalho pedag√≥gico e dom√≠nio dos conte√ļdos curriculares. Ser√£o exigidos conhecimentos em temas como pol√≠ticas educacionais, gest√£o do trabalho pedag√≥gico, al√©m do dom√≠nio dos conte√ļdos como L√≠ngua Portuguesa, Matem√°tica, Hist√≥ria e Artes.

(Agência Brasil)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Ag√™ncia i4 Termos de Servi√ßo  |  Pol√≠ticas de Conte√ļdo  |  Mapa do site
¬© 2010 ‚ÄĘ RMS Comunica√ß√Ķes Ltda. ‚ÄĘ Todos os direitos reservados. √Č proibida a reprodu√ß√£o, integral ou parcial, do conte√ļdo deste website sem pr√©via autoriza√ß√£o.