Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOT√ćCIAS

12/04/2011

Pesquisadores brasileiros criam biopl√°stico a partir de frutas

Pesquisadores brasileiros criam biopl√°stico a partir de frutas Folhas e caules de abacaxi s√£o usados para fabricar o biopl√°stico. (Foto ilustrativa/Getty Images)
Promessas futuristas de carros e outros objetos feitos a partir de frutas est√£o mais pr√≥ximos da realidade do que se imagina. Na √ļltima semana, pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciaram que desenvolveram um novo tipo de pl√°stico a partir de fibras de frutas que promete ser mais resistente, leve e limpo do que as alternativas conhecidas hoje em dia.

Inicialmente, o pl√°stico revolucion√°rio deve ser usado na ind√ļstria automobil√≠stica, mas tamb√©m poder√° trazer grandes benef√≠cios √† √°rea m√©dica, com uso em pr√≥teses e pinos. O processo se baseia na obten√ß√£o de nanocelulose a partir de frutas e outros vegetais. 

Para obter as nanofibras, os cientistas colocam folhas e caules de abacaxi e demais plantas em um equipamento parecido com uma panela de press√£o, onde s√£o adicionados outros compostos qu√≠micos. O "cozimento" √© feito em v√°rios ciclos at√© produzir um material fino, parecido com o talco. Estas nanofibras s√£o t√£o pequenas que seria necess√°rio colocar 50.000 delas enfileiradas para cobrir o di√Ęmetro de um fio de cabelo humano.

O novo plástico pode no futuro substituir o aço e o alumínio. Os pesquisadores acreditam que em um prazo de dois anos várias peças de carros, incluindo painéis e para-choques, serão feitas de nanofibras de frutas. Os bioplásticos permitirão a redução do peso do veículo, com um ganho direto na economia de combustível. As nanofibras também seriam mais resistentes aos danos provocados pelo calor e derramamento de líquidos.

(Portal Terra)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Ag√™ncia i4 Termos de Servi√ßo  |  Pol√≠ticas de Conte√ļdo  |  Mapa do site
¬© 2010 ‚ÄĘ RMS Comunica√ß√Ķes Ltda. ‚ÄĘ Todos os direitos reservados. √Č proibida a reprodu√ß√£o, integral ou parcial, do conte√ļdo deste website sem pr√©via autoriza√ß√£o.