Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOTÍCIAS

12/04/2011

Eventos comemoram Cinquentenário do primeiro voo ao espaço

Eventos comemoram Cinquentenário do primeiro voo ao espaço O soviético Yuri Gagarin inaugurou a história da exploração humana ao espaço. (Foto: Agência FAFESP)
O astronauta soviético Yuri Alekseyevich Gagarin entrou para a História há exatos 50 anos, quando realizou o primeiro voo ao espaço. No dia 12 de abril de 1961, Yuri observou pela primeira vez a Terra, de uma altitude de 300 quilômetros. Durante a “viagem”, que durou 108 minutos, o astronauta disse a célebre frase: “A Terra é azul”. 

Gagarin tornou-se uma celebridade internacional instantânea, passando boa parte dos sete anos seguintes – até sua morte em acidente com um caça Mig – em viagens pelo mundo como representante do maior do programa espacial soviético.

Quatro anos antes a então União Soviética havia lançado o primeiro satélite, o Sputnik. Depois foi a vez do primeiro animal ir ao espaço, a cadela Laika. Após enviar o primeiro homem ao espaço, restava aos Estados Unidos somente ambicionar chegar primeiro à Lua, o que conseguiram em 1969.

Para celebrar os 50 anos do voo de Gagarin, cerca de 444 eventos foram agendados em 70 países. O Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos dos Goytacazes (RJ), o Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e o Clube de Astronomia de Fortaleza são alguns dos grupos brasileiros que lembraram a data.

Curiosidade
Poucos se lembram de Alan Shepard ou Scott Glenn, que subiram ao espaço em seguida, mas Gagarin foi tão popular a ponto de o nome Yuri ser preferido para batizar legiões de meninos pelo mundo nos anos seguintes, inclusive no Brasil. A imagem do sorridente cosmonauta virou propaganda de um país e um regime que lutava para vencer a pobreza ao mesmo tempo em que disputava a liderança política mundial com os Estados Unidos.

(Agência FAFESP)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Agência i4 Termos de Serviço  |  Políticas de Conteúdo  |  Mapa do site
© 2010 • RMS Comunicações Ltda. • Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo deste website sem prévia autorização.