Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOTÍCIAS

06/04/2011

Ataques de animais peçonhentos dobram na última década

Ataques de animais peçonhentos dobram na última década Do total de acidentes, 46% foram causados por escorpiões (Foto: Instituto Butantan)
Animais peçonhentos como cobras, escorpiões e aranhas estão engrossando a lista de acidentes. Em São Paulo, o número de acidentes com esses animais dobrou na última década. Os escorpiões estão no topo da lista.

Em 2010, foram registrados 14.600 acidentes envolvendo cobras, aranhas, escorpiões e taturanas, número 112,4% superior ao de 2000 (6.873). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, dos acidentes, 46,5%, foram causados por escorpiões. Em segundo estão as aranhas, seguidas das serpentes e abelhas.

Para quem viaja a lazer para áreas de mata, os cuidados com animais peçonhentos devem ser redobrados. Ao caminhar, é importante estar com calçado adequado, como botas.

Diferentemente do que se costuma ouvir, em caso de ferimento, não se deve amarrar o local atingido, já que essa ação pode produzir necrose e não evita a absorção do veneno.

Saiba mais
Quer saber como é produzido o soro para neutralizar picadas de serpentes? Acesse aqui e leia a matéria da revista Ciência Hoje das Crianças.

(Agência FAPESP)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Agência i4 Termos de Serviço  |  Políticas de Conteúdo  |  Mapa do site
© 2010 • RMS Comunicações Ltda. • Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo deste website sem prévia autorização.