Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOTÍCIAS

01/04/2011

Mais de 1 bilhão de pessoas podem sofrer com a falta de água em 2050

Mais de 1 bilhão de pessoas podem sofrer com a falta de água em 2050 Mais de 100 milhões de pessoas poderão não ter água para beber (Foto ilustrativa/Getty Images)

Se o aquecimento global continuar na mesma proporção que a atual, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo enfrentarão uma grave escassez de água em 2050. Essa é a conclusão um estudo publicado nas atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS), entidade estabelecida em 1914.

 

Cidades com rápido crescimento, especialmente na Índia, podem ter o sistema de abastecimento ameaçado. Se continuarem as atuais tendências de urbanização, em meados deste século mais 100 milhões de pessoas não terão água para beber, cozinhar, limpar, tomar banho e ir ao banheiro.

 

Em torno de 990 milhões de moradores de cidades viverão com menos de 100 litros diários de água cada um – mais ou menos a quantidade necessária para encher uma banheira –, quantidade mínima por pessoa segundo os autores do estudo.

 

Atualmente, cerca de 150 milhões de pessoas estão abaixo do patamar dos 100 litros de uso diário. Mas, de acordo com os pesquisadores, os números não podem ser enfrentados com total pessimismo, e sim como um desafio para reduzir o consumo de água e criar alternativas de captação do recurso.

 

(Redação Casa de Curioso e Portal G1)


Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Agência i4 Termos de Serviço  |  Políticas de Conteúdo  |  Mapa do site
© 2010 • RMS Comunicações Ltda. • Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo deste website sem prévia autorização.