Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOT√ćCIAS

16/03/2011

Segundo FAPESP, n√ļmero de pesquisadoras mulheres est√° maior

Segundo FAPESP, n√ļmero de pesquisadoras mulheres est√° maior Fafesp registra maior participa√ß√£o feminina em pesquisas. Foto: Ag√™ncia Fafesp
O n√ļmero de pesquisas cient√≠ficas encabe√ßadas por mulheres vem crescendo continuamente h√° 20 anos, de acordo com a FAPESP (Funda√ß√£o de Amparo √† Pesquisa do Estado de S√£o Paulo). Os dados referem-se ao n√ļmero de solicita√ß√Ķes de apoio √† pesquisa apresentados √† Funda√ß√£o em 2010. Dos 19.678 pedidos, 42% foram de mulheres. Em 1992 esse percentual era de 30%.

√Āreas como Ci√™ncias da Sa√ļde tiveram um aumento significativo de mulheres realizando pesquisas de 1992 para o ano passado. O percentual cresceu de 34 para 54%. At√© mesmo no caso das Engenharias, √°rea predominantemente masculina, a participa√ß√£o feminina quase triplicou, passando de 8 para 22% no per√≠odo.

Nas grandes √°reas de Ci√™ncias da Sa√ļde, Ci√™ncias Humanas e Lingu√≠stica, Letras e Artes mais da metade dos solicitantes √© do sexo feminino. Em Ci√™ncias Biol√≥gicas, a tend√™ncia √© de crescimento na participa√ß√£o das mulheres, que passou de 42% em 1992 para 48% em 2010.

Porém, embora sejam maioria, nessas áreas foi registrada uma ligeira diminuição na participação de mulheres pesquisadoras. Em Ciências Humanas, por exemplo, caiu de 56 para 52% no período. Já em Linguística, Letras e Artes passou de 57 para 52%.

(Agência FAPESP)


Saiba mais! Leia o relatório completo com gráficos comparativos aqui.

* Participe! No blog Casa de Curioso voc√™ pode dar sua opini√£o sobre o assunto. Envie tamb√©m sugest√Ķes de not√≠cias e temas que voc√™ quer ver aqui para o e-mail: casadecurioso@casadecurioso.com.br.

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Ag√™ncia i4 Termos de Servi√ßo  |  Pol√≠ticas de Conte√ļdo  |  Mapa do site
¬© 2010 ‚ÄĘ RMS Comunica√ß√Ķes Ltda. ‚ÄĘ Todos os direitos reservados. √Č proibida a reprodu√ß√£o, integral ou parcial, do conte√ļdo deste website sem pr√©via autoriza√ß√£o.