Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOT√ćCIAS

04/03/2011

Brasil tem desafios no compromisso de melhorar educação

Brasil tem desafios no compromisso de melhorar educa√ß√£o Brasil est√° em 88¬ļ no ranking divulgado pela Unesco. Foto ilustrativa/Getty Images.

O Brasil é um dos 164 países que assumiram o compromisso perante a Unesco de melhorar a qualidade da educação no mundo até 2015. Para aperfeiçoar o ensino, seis objetivos devem ser atingidos pelos países assinantes até 2015. A Unesco criou um índice para medir o desempenho dos países e constatou que o Brasil alcançou resultado mediano.

 

Embora a posi√ß√£o do Brasil n√£o seja das melhores (estamos em 88¬ļ no ranking, que inclui 127 pa√≠ses), um relat√≥rio da Unesco mostrou que tivemos progresso em muitas √°reas, como a melhoria do bem-estar na primeira inf√Ęncia. Um dos desafios a ser enfrentado √© diminuir o n√ļmero de crian√ßas fora da escola, que vem caindo muito lentamente.

 

Entre os objetivos do compromisso est√£o: ampliar a educa√ß√£o para a primeira inf√Ęncia, universalizar o acesso √† educa√ß√£o b√°sica, garantir o atendimento de jovens em programas de aprendizagem, reduzir em 50% as taxas de analfabetismo, eliminar as disparidades de g√™nero no acesso ao ensino e melhorar a qualidade da educa√ß√£o.

 

O compromisso Educação para Todos (EPT) foi assinado em 2000 durante a Conferência Mundial de Educação em Dacar, no Senegal. Os países que atuamente estão no topo da lista do índice são Japão, Reino Unido e Noruega. Na América Latina têm destaque Chile, Uruguai e Argentina.

 

(Redação e Agência Brasil)


Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Ag√™ncia i4 Termos de Servi√ßo  |  Pol√≠ticas de Conte√ļdo  |  Mapa do site
¬© 2010 ‚ÄĘ RMS Comunica√ß√Ķes Ltda. ‚ÄĘ Todos os direitos reservados. √Č proibida a reprodu√ß√£o, integral ou parcial, do conte√ļdo deste website sem pr√©via autoriza√ß√£o.