Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOTÍCIAS

07/02/2011

Cresce interesse declarado por ciência no país

Cresce interesse declarado por ciência no país Crianças da rede municipal do Rio de Janeiro fazem experimentos. Foto: RMS Comunicações.

O interesse declarado (o que a pessoa afirma ter) por ciência e tecnologia é maior em 2010 em relação a 2006, de acordo com os dados de uma pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia. O número de interessados ou muito interessados no tema subiu de 41 para 65% dos respondentes.


O que chama a atenção na pesquisa é que o tema "ciência" tem quase o mesmo nível de interesse declarado que “esportes”: 65 contra 62%. O tema “Meio Ambiente” teve um aumento de interesse de 58% para 83% e já empata com o gosto por “Medicina e Saúde”. Segundo os responsáveis pelo trabalho, esse dado condiz com o momento atual de preocupações ambientais no mundo e no Brasil.


O número declarado de interesse por ciência e tecnologia, entretanto, contrasta com as ações: 92% dos consultados declaram que não frequentam museus de ciência. Desses, 37% justificativam que eles não existem na sua região. Mesmo assim, o número de visitantes dobrou, passando de 4 para mais de 8%. Entre as pessoas com ensino superior completo, no entanto, o índice de visitação subiu para 14%, muito próximo dos índices europeus, que é igual a18%.


Outro fator de contraste se refere ao conhecimento sobre pesquisadores e instituições. Dos entrevistados, apenas 12% conseguiram citar o nome de um cientista brasileiro e só 18% souberam mencionar uma instituição científica.
A pesquisa consultou 2.016 brasileiros com objetivo de investigar suas atitudes e percepções sobre ciência e tecnologia. O trabalho dá continuidade a uma investigação similar realizada em 2006.

 

(Redação Casa de Curioso e Folha Online)


Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Agência i4 Termos de Serviço  |  Políticas de Conteúdo  |  Mapa do site
© 2010 • RMS Comunicações Ltda. • Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo deste website sem prévia autorização.