Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOT√ćCIAS

05/09/2012

Vídeo procura facilitar ensino de astronomia e química

Vídeo procura facilitar ensino de astronomia e química Personagem da animação, jovem guitarrista deseja entender o surgimento do ferro-Reprodução/IAG

Aproximar jovens do ensino médio de temas tão complexos como a astronomia, a astrofísica ou a química nem sempre é uma tarefa fácil. Para contornar essa dificuldade, uma das alternativas é o uso de material audiovisual, em particular aquele que se relaciona com a linguagem e o mundo dos adolescentes desta geração. A professora Jane Gregorio-Hetem, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, lançou o vídeo de animação Rockstar e a origem do metal para esse fim.
Desenvolvido dentro das comemora√ß√Ķes do Ano Internacional da Qu√≠mica, o trabalho √© uma colabora√ß√£o entre o IAG e a Universidade Federal do ABC, representada pelo professor Annibal Hetem Junior, docente do curso de Engenharia Aeroespacial.
O v√≠deo √© Ilustrado por Marlon Ten√≥rio, que j√° havia colaborado com a dupla na realiza√ß√£o do livro Ombros de Gigantes ‚Äď A Hist√≥ria da Astronomia em Quadrinhos (Editora Devir, 2009), de autoria dos dois pesquisadores. A produ√ß√£o deixa de lado os personagens cl√°ssicos da f√≠sica como Aristarco, Galileu Galilei e Isaac Newton para dar lugar a um jovem guitarrista que quer entender como surgiu o ferro que existe no seu sangue e tamb√©m nas cordas da sua guitarra.
‚ÄúA inspira√ß√£o surgiu a partir da nossa experi√™ncia em desenvolver material de divulga√ß√£o cient√≠fica no Ano Internacional de Astronomia, em 2009‚Ä≥, conta a professora. ‚ÄúQuando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico (CNPq) lan√ßou um edital semelhante para o Ano Internacional da Qu√≠mica, nossa equipe aproveitou a oportunidade para falar da origem dos elementos qu√≠micos, que ocorre no interior das estrelas, usando a linguagem atrativa da anima√ß√£o.‚ÄĚ O v√≠deo Rockstar e a origem do metal teve lan√ßamento no Catavento Cultural e Educacional no dia 24 de agosto. A produ√ß√£o pode ser vista neste endere√ßo .
Cultura Científica
Al√©m da anima√ß√£o Rockstar e a origem do metal, foi preparado um livreto aprofundando os conte√ļdos cient√≠ficos tratados, para embasar a abordagem dos professores. Destinado ao p√ļblico jovem, o v√≠deo foi criado para ser usado em sala de aula, como atrativo para ensinar conceitos b√°sicos dos elementos qu√≠micos e de estrutura e evolu√ß√£o das estrelas. Apesar de j√° existir, por parte de alunos e professores, o interesse pela Astronomia, muito do que √© passado em sala de aula ainda se serve dos conceitos mais b√°sicos da astronomia, como aqueles j√° conhecidos desde os tempos dos gregos.
‚ÄúO que precisamos divulgar hoje em dia s√£o os conceitos mais modernos da astrof√≠sica, bem como da tecnologia avan√ßada que permitiu as descobertas mais recentes.‚ÄĚ explica Jane, ao defender que promover meios modernos de aprimorar cada vez mais a cultura cient√≠fica da popula√ß√£o √© essencial.
Rockstar e a origem do metal une astronomia e qu√≠mica na tentativa de estimular a multidisciplinaridade no curr√≠culo escolar. Para a docente, a proposta √© que os professores utilizem o material como um atrativo inicial para cativar o interesse dos alunos pelos conte√ļdos que devem ser ensinados, facilitando o processo de aprendizagem: ‚Äúacredito tamb√©m que vai estimular o pr√≥prio professor se aperfei√ßoar, buscando entender a estrutura e a evolu√ß√£o das estrelas‚ÄĚ.
Ciente de que a divulga√ß√£o cient√≠fica √© importante em todas as √°reas, o trabalho pretende ainda despertar voca√ß√Ķes e estimular o esp√≠rito cr√≠tico e questionador que √© necess√°rio para toda a popula√ß√£o, e n√£o apenas a cientistas. ‚ÄúA USP reconhece esse papel e j√° vem investindo nos meios de comunica√ß√£o mais variados para divulgar amplamente a ci√™ncia e os conhecimentos que produzimos‚ÄĚ, finaliza.
Mais informa√ß√Ķes: email jane@astro.iag.usp.br, com a professora Jane Gregorio-Hetem

(Agência USP)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Ag√™ncia i4 Termos de Servi√ßo  |  Pol√≠ticas de Conte√ļdo  |  Mapa do site
¬© 2010 ‚ÄĘ RMS Comunica√ß√Ķes Ltda. ‚ÄĘ Todos os direitos reservados. √Č proibida a reprodu√ß√£o, integral ou parcial, do conte√ļdo deste website sem pr√©via autoriza√ß√£o.