Aproximar a ciência da escola. Esse é o espírito que conduz a
SBPC Jovem – evento paralelo à 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Os estudantes de ensino básico, técnico e superior apresentam projetos de extensão, pesquisas, iniciativas de empreendedorismo, diálogos entre academia e comunidade.
Seja na área de história, design, turismo ou biologia, neste ano a SBPC Jovem trouxe a São Luís (MA) um cardápio acadêmico para todos os gostos. E a participação da juventude já é tradição no encontro científico. Foi em 1993 que cientistas e organizadores decidiram, pela primeira vez, dar espaço a projetos de destaque conduzidos por jovens estudantes. Desde então, o evento paralelo é uma das atrações das reuniões anuais da SBPC.
A 64ª Reunião Anual da SBPC termina hoje. De acordo com a organização do evento, 25 mil pessoas de 700 cidades de todos os estados circularam diariamente pelo evento. Dos 4.816 trabalhos registrados, 4.009 foram aceitos. Desse total, 189 trabalhos foram apresentados por estudantes do ensino médio ou profissionalizante.
As duas próximas reuniões da SBPC já estão marcadas. Em 2013, o encontro acontecerá na segunda quinzena de julho no Recife (PE). Em 2014, a reunião será na cidade de Rio Branco (AC).
(Redação e CH Online)