Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOT√ćCIAS

24/07/2012

Pioneira da aviação faria 115 anos hoje

Pioneira da avia√ß√£o faria 115 anos hoje Am√©lia fez hist√≥ria na avia√ß√£o ao sobrevoar sozinha o Oceano Atl√Ęntico. (Foto: reprodu√ß√£o/UOL)
Am√©lia Earhart foi a primeira mulher a pilotar sozinha um avi√£o sobre o Oceano Atl√Ęntico, em 1932. Com o feito, Amelia quebrou tamb√©m o recorde de velocidade para um voo transatl√Ęntico: 14 horas e 56 minutos. Se estivesse viva, a norte-americana faria 115 anos hoje, dia 24. Com seus cabelos curtos e roupas masculinas, foi uma das grandes hero√≠nas da d√©cada de 30. Amelia dizia que tudo o que os homens podem fazer, as mulheres tamb√©m podem, ‚Äút√£o bem ou melhor‚ÄĚ.

Grande defensora dos direitos do sexo feminino, escritora e vista como um √≠cone do seu tempo, ela nasceu em Kansas no dia 24 de julho de 1897. No voo transatl√Ęntico, Am√©lia Earhart partiu de Harbour Grace, Terra Nova. Ap√≥s enfrentar fortes ventos do norte, gelo e problemas mec√Ęnicos, Am√©lia pousou em um pasto em Culmore, norte de Derry, Irlanda do Norte. 

Ao se tornar a primeira mulher a efetuar um voo solo sem escalas atrav√©s do Atl√Ęntico, recebeu v√°rios pr√™mios, como a ‚ÄúCruz de Cavaleiro‚ÄĚ da Legi√£o de Honra do governo franc√™s e a ‚ÄúMedalha de Ouro‚ÄĚ da National Geographic Society, das m√£os do presidente Herbert Hoover. 

Apaixonada pela aviação, Amélia desapareceu no Oceano Pacífico, perto da Ilha Howlandm enquanto tentava realizar um voo ao redor do mundo em 1937. Seu corpo nunca foi encontrado e sua morte foi declarada no dia 5 de janeiro de 1939.

Outras pioneiras
Além de Amelia, outras aviadoras são conhecidas pelo pioneirismo. A primeira mulher no mundo a receber licença para pilotar um avião foi a francesa Raymond de Laroche, em 1910. Ela também foi a primeira mulher a fazer um voo solo, em Paris, no mesmo ano. No Brasil, Anésia Pinheiro Machado foi a primeira mulher a se habilitar e a trabalhar como aviadora no país.

(Redação e agências)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Ag√™ncia i4 Termos de Servi√ßo  |  Pol√≠ticas de Conte√ļdo  |  Mapa do site
¬© 2010 ‚ÄĘ RMS Comunica√ß√Ķes Ltda. ‚ÄĘ Todos os direitos reservados. √Č proibida a reprodu√ß√£o, integral ou parcial, do conte√ļdo deste website sem pr√©via autoriza√ß√£o.