Entre sábado e domingo, a Terra sofrerá tempestades solares, segundo a previsão de estudiosos. Parece um pouco assustador, mas os cientistas garantem que, embora esses eventos sejam potencialmente danosos, não é preciso se preocupar.
Com a tempestade solar, a Terra deve ser bombardeada por radiação e partículas carregadas oriundas de erupções no Sol. O evento foi classificado como "de menor dano potencial". Mesmo assim, os responsáveis por linhas de energia e empresas aéreas já foram notificados.
As ejeções de massa coronal são fenômenos normais, que variam em frequência e intensidade conforme o ciclo de mais ou menos 11 anos de atividade solar. Agora, o astro está "despertando" de um período de baixa atividade e começando um período em que as erupções acontecem com maior frequência. O ápice deve acontecer em 2012.
De acordo com a Agência Espacial Europeia, os operadores de navegação poderão visualizar algo, porém, devem encontrar maneiras de lidar com qualquer problema decorrente da tempestade que se aproxima.
As tempestades solares não são motivo de alerta pelo risco de machucar diretamente alguém. As grandes vítimas da fúria solar são os equipamentos eletrônicos. Entre outras coisas, as tempestades solares conseguem provocar danos na rede elétrica, além de sistemas de GPS e de satélites.
Se as tempestades solares são muito ruins para os equipamentos, elas podem fornecer verdadeiros espetáculos para os olhos. Conforme as partículas carregadas bombardeiam a Terra, elas podem provocar um espetáculo de luzes e corres nas proximidades dos polos. São as chamadas auroras.
(Redação e Agência Folha)