Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOT√ćCIAS

17/07/2012

Tempestades solares devem acontecer neste final de semana

Tempestades solares devem acontecer neste final de semana Imagem de erup√ß√£o solar ocorrida em mar√ßo, classificada como uma das maiores dos √ļltimos anos (Nasa)
Entre s√°bado e domingo, a Terra sofrer√° tempestades solares, segundo a previs√£o de estudiosos. Parece um pouco assustador, mas os cientistas garantem que, embora esses eventos sejam potencialmente danosos, n√£o √© preciso se preocupar. 

Com a tempestade solar, a Terra deve ser bombardeada por radia√ß√£o e part√≠culas carregadas oriundas de erup√ß√Ķes no Sol. O evento foi classificado como "de menor dano potencial". Mesmo assim, os respons√°veis por linhas de energia e empresas a√©reas j√° foram notificados.

As eje√ß√Ķes de massa coronal s√£o fen√īmenos normais, que variam em frequ√™ncia e intensidade conforme o ciclo de mais ou menos 11 anos de atividade solar. Agora, o astro est√° "despertando" de um per√≠odo de baixa atividade e come√ßando um per√≠odo em que as erup√ß√Ķes acontecem com maior frequ√™ncia. O √°pice deve acontecer em 2012.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, os operadores de navegação poderão visualizar algo, porém, devem encontrar maneiras de lidar com qualquer problema decorrente da tempestade que se aproxima.

As tempestades solares n√£o s√£o motivo de alerta pelo risco de machucar diretamente algu√©m. As grandes v√≠timas da f√ļria solar s√£o os equipamentos eletr√īnicos. Entre outras coisas, as tempestades solares conseguem provocar danos na rede el√©trica, al√©m de sistemas de GPS e de sat√©lites.

Se as tempestades solares são muito ruins para os equipamentos, elas podem fornecer verdadeiros espetáculos para os olhos. Conforme as partículas carregadas bombardeiam a Terra, elas podem provocar um espetáculo de luzes e corres nas proximidades dos polos. São as chamadas auroras.

(Redação e Agência Folha)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Ag√™ncia i4 Termos de Servi√ßo  |  Pol√≠ticas de Conte√ļdo  |  Mapa do site
¬© 2010 ‚ÄĘ RMS Comunica√ß√Ķes Ltda. ‚ÄĘ Todos os direitos reservados. √Č proibida a reprodu√ß√£o, integral ou parcial, do conte√ļdo deste website sem pr√©via autoriza√ß√£o.