O Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), desenvolvido pelo Instituto Ciência Hoje, foi premiado pela Secretaria-Geral da Presidência da República como uma das práticas brasileiras que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A cerimônia de premiação, que contemplou 20 práticas, foi realizada no último dia 30 de maio em Brasília e contou com a presença da Presidente Dilma Roussef.
O PCHAE foi escolhido pela sua contribuição para atingir o objetivo número 2: “Educação Básica de Qualidade para Todos”, uma das metas de desenvolvimento do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de promover mudanças na postura e no aprendizado de Ciências, o projeto, que utiliza como instrumento a revista Ciência Hoje das Crianças, inclui formação docente, na qual o professor é considerado um agente transformador da educação, conquistando dos alunos maior participação em aula e incentivando a pesquisa. Um dos principais diferenciais do programa é que o aprendizado é construído em conjunto com o estudante e está focado na comunidade onde ele vive.
O evento realizado em Brasília encerrou a 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil, que teve a inscrição de 1.638 projetos de Prefeituras e de Organizações da Sociedade Civil, dos quais foram selecionados os 20 projetos premiados e homenageados. O Prêmio ODM foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos ODMs, visando ao desenvolvimento sustentável.