O Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) é uma das 20 experiências vencedoras da 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil, uma iniciativa pioneira no mundo criada em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O PCHAE foi escolhido pela sua contribuição para atingir o objetivo de número 2: “EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS”.
O Prêmio ODM Brasil é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O PCHAE foi criado em 2001 pelo Instituto Ciência Hoje (ICH), ligado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o objetivo de combater o analfabetismo científico no país. O Programa utiliza a publicação Ciência Hoje das Crianças em sala de aula, e oferece um curso de formação docente que acompanha o professor em todas as etapas do trabalho com os alunos. Desde sua criação, já atendeu 410 mil alunos e 11 mil professores do ensino fundamental de escolas públicas.
Para figurar entre os vencedores, o Programa, assim como os demais, foi avaliado positivamente nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com políticas públicas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.
As vinte iniciativas vencedoras foram anunciados na terça-feira (8/5). A escolha foi feita por um júri composto por 15 especialistas de diversos estados do país, após reunião realizada na Enap.
A 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil recebeu 1.638 práticas inscritas, sendo 720 de organizações e 918 de prefeituras. As 51 práticas finalistas receberam a visita in loco de um comitê técnico, integrado por Ipea e da Enap.
A cerimônia de premiação dos 20 contemplados deve acontecer no final do mês de maio, e está prevista a presença da Presidente Dilma Rousseff.