Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOTÍCIAS

24/04/2012

Estudos mostram que a África tem grandes reservas subterrâneas de água

Estudos mostram que a África tem grandes reservas subterrâneas de água Aquíferos teriam água suficiente para consumo e irrigação em todo o continente. (Foto: BBC Brasil)
O continente africano é conhecido pelo clima seco e pelos desertos. O que não se sabia até agora é que a África tem enormes reservas subterrâneas de água, que poderiam fornecer água suficiente para o consumo e agricultura em todo o continente. A conclusão partiu do mais completo mapa já feito da escala e distribuição da água existente embaixo do deserto do Saara e em outras partes da África. Porém, a extração da água desses reservatórios pode ser um processo complexo.

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas na África não tenham acesso a água potável e a demanda deve aumentar consideravelmente nas próximas décadas, devido ao crescimento populacional e à necessidade de irrigação para plantações. Rios e lagos estão sujeitos a enchentes e secas sazonais, que podem limitar a disponibilidade da água.

Atualmente, apenas 5% das terras cultiváveis africanas são irrigadas. Os cientistas que realizaram o novo mapeamento esperam que o estudo chame atenção para o potencial dos reservatórios subterrâneos. No entanto, os pesquisadores alertam que a perfuração de poços tubulares profundos pode não ser a melhor maneira de extrair a água, já que poderiam esgotar a fonte rapidamente.

Antes de qualquer perfuração deve haver um conhecimento detalhado das condições das reservas locais. Poços simples e bombas manuais, desenvolvidos de forma cuidadosa e nos locais certos, têm mais chance de ser bem-sucedidos, dizem os autores do estudo.

(Terra)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Agência i4 Termos de Serviço  |  Políticas de Conteúdo  |  Mapa do site
© 2010 • RMS Comunicações Ltda. • Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo deste website sem prévia autorização.