O continente africano é conhecido pelo clima seco e pelos desertos. O que não se sabia até agora é que a Ãfrica tem enormes reservas subterrâneas de água, que poderiam fornecer água suficiente para o consumo e agricultura em todo o continente. A conclusão partiu do mais completo mapa já feito da escala e distribuição da água existente embaixo do deserto do Saara e em outras partes da Ãfrica. Porém, a extração da água desses reservatórios pode ser um processo complexo.
Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas na Ãfrica não tenham acesso a água potável e a demanda deve aumentar consideravelmente nas próximas décadas, devido ao crescimento populacional e à necessidade de irrigação para plantações. Rios e lagos estão sujeitos a enchentes e secas sazonais, que podem limitar a disponibilidade da água.
Atualmente, apenas 5% das terras cultiváveis africanas são irrigadas. Os cientistas que realizaram o novo mapeamento esperam que o estudo chame atenção para o potencial dos reservatórios subterrâneos. No entanto, os pesquisadores alertam que a perfuração de poços tubulares profundos pode não ser a melhor maneira de extrair a água, já que poderiam esgotar a fonte rapidamente.
Antes de qualquer perfuração deve haver um conhecimento detalhado das condições das reservas locais. Poços simples e bombas manuais, desenvolvidos de forma cuidadosa e nos locais certos, têm mais chance de ser bem-sucedidos, dizem os autores do estudo.
(Terra)