Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOT√ćCIAS

10/04/2012

Incentivadas pela Rio+20, escolas aumentam espa√ßo para discuss√Ķes ambientais

Incentivadas pela Rio+20, escolas aumentam espa√ßo para discuss√Ķes ambientais A Rio+20 acontece em junho.
Estimuladas pela Confer√™ncia das Na√ß√Ķes Unidas sobre Desenvolvimento Sustent√°vel, a Rio+20, que acontece em junho no Rio de Janeiro, institui√ß√Ķes de ensino da rede p√ļblica buscam meios te√≥ricos e pr√°ticos para aumentar o espa√ßo para discuss√£o ambiental em sala de aula e integrar a comunidade externa ao debate.

Um exemplo da maior discuss√£o ambiental nas escolas √© o da coordenadora pedag√≥gica Solange Lacorte, que investe na abordagem de quest√Ķes ambientais desde 2009 na escola municipal em que trabalha. Em outra escola p√ļblica, o coordenador pedag√≥gico Fabr√≠cio Macedo planeja a√ß√Ķes de conscientiza√ß√£o acerca do lixo gerado dentro e fora da escola para 2012. As duas iniciativas s√£o exemplos de inser√ß√£o da discuss√£o ambiental no √Ęmbito escolar.

Em ano de Rio+20, a preocupa√ß√£o com meio ambiente, sa√ļde e inclus√£o social ganha mais for√ßa nas escolas. Com o objetivo de trabalhar essas tem√°ticas em sala de aula, os professores buscam dialogar entre si, trocar experi√™ncias e incorporar maior reflex√£o te√≥rica sobre o assunto.

Essa demanda ficou evidente no debate ocorrido no m√™s passado, durante a palestra ‚ÄėSa√ļde, ambiente e sustentabilidade: perspectivas para a Rio+20‚Äô. Promovida pelo Museu da Vida, da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), a palestra foi a primeira dos‚ÄôEncontros de educa√ß√£o, ci√™ncias e sa√ļde‚Äô, que acontecer√£o mensalmente at√© o fim do ano.

Nas perguntas levantadas pela plateia ‚Äď formada, em sua maioria, por coordenadores pedag√≥gicos da 4¬™ Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) do Rio de Janeiro ‚Äď foi poss√≠vel perceber que a quest√£o social se coloca como um entrave ao debate ambiental dentro das escolas p√ļblicas. Como trabalhar em conjunto com as comunidades que vivem no entorno da escola?, foi um exemplo das quest√Ķes colocadas.

Reportagem retirada da CH On-line. Para ler na íntegra, clique aqui.

E voc√™? Abre espa√ßo para discuss√Ķes sobre desenvolvimento sustent√°vel em sua sala de aula? Como pode trabalhar esse assunto?

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Ag√™ncia i4 Termos de Servi√ßo  |  Pol√≠ticas de Conte√ļdo  |  Mapa do site
¬© 2010 ‚ÄĘ RMS Comunica√ß√Ķes Ltda. ‚ÄĘ Todos os direitos reservados. √Č proibida a reprodu√ß√£o, integral ou parcial, do conte√ļdo deste website sem pr√©via autoriza√ß√£o.