Fale Conosco Notícias Sala dos professores Página inicial Experimentos
NOTÍCIAS

20/03/2012

Satélite ajuda a encontrar sítios arqueológicos

Satélite ajuda a encontrar sítios arqueológicos Foto de satélite, em cor falsa, no software que ajudou a localizar o sítio de Hamoukar (Foto: Bjoer
Cientistas desenvolveram um novo método para descobrir vestígios de civilizações antigas usando fotos de satélites. O sistema se baseia na busca de pequenas pistas, como descolorações do solo e aterros que são característicos de locais em que houve, um dia, estruturas construídas à base de barro. Mais de 9 mil novos sítios arqueológicos já foram encontrados.

As descobertas aconteceram no norte da Mesopotâmia – onde hoje fica a Síria. Segundo os pesquisadores, realizar os estudos por meio terrestre será impossível, pela quantidade de tempo necessária para mapear a área, muito extensa. 

Com a nova técnica, etapas do processo são extintas. Quando os arqueólogos vão a campo, já sabem exatamente onde devem escavar, não precisam mais fazer o reconhecimento do terreno, e o trabalho fica mais rápido.

(G1)

Compartilhe: Facebook  Twitter  Orkut  Buzz  Delicious 


Desenvolvido por Agência i4 Termos de Serviço  |  Políticas de Conteúdo  |  Mapa do site
© 2010 • RMS Comunicações Ltda. • Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo deste website sem prévia autorização.