Experimento

Destinado ao Ensino Médio · Ciclo I (1º ao 5º ano)
Biologia · A vida das tartarugas.
Animação
Animação
 
 

Pergunta / Problema:
Como as tartarugas marinhas vivem?

Objetivo:
Integrar as diferentes áreas do conhecimento utilizando as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) para sintetizar a aprendizagem adquirida através da Revista Ciência Hoje.


Palavras-chave:
tartarugas marinhas, poesia, meio ambiente, sustentabilidade

 
Materiais:
Computador, câmera fotográfica, Revista Ciência Hoje, EVA, tesoura, furador de papel, lápis de cor, papel.
 
Como fazer:
Esta animação é o resultado de um trabalho colaborativo com uma abordagem interdisciplinar, envolvendo Ciência e Tecnologia, numa parceria entre a professora da turma 1501 da E.M. Gal Humberto de Souza Mello, Vera Nácia e o professor Cristiano Cardoso do Pólo de Educação pelo Trabalho, no qual abordamos de forma lúdica e contextualizada o tema da reportagem da Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 232 de Março/2012: “Por que alguns animais marinhos comem lixo”?
Através da leitura da reportagem ampliamos nossos conhecimentos com pesquisas e o resultado foi a produção de uma animação utilizando o gênero poesia para narrar a vida das tartarugas marinhas.
Escolhemos a animação como formato de apresentação por considerar a utilização das novas tecnologias uma prática sustentável, uma vez que não há descarte de material e por ser também economicamente viável. Para a construção dos cenários e dos animais marinhos priorizamos a utilização de materiais reutilizáveis como o EVA, aparas de lápis e pouco papel, que combinados com criatividade garante um bom efeito visual e baixo impacto ambiental.
 
O que aconteceu:
Os alunos envolveram-se em um projeto interdisciplinar, aprenderam e ensinaram num clima de colaboração, possibilitando uma conscientização da importância da preservação dos animais marinhos e do seu habitat, analisando criticamente as ações do homem sobre o meio ambiente e seus impactos na vida do planeta.
 
 
www.casadecurioso.com.br